sábado, 5 de maio de 2012

Aprenda dicas para tirar manchas de tecidos, sofás e cortinas

Você não sabe o que fazer quando sem querer aquele molho de comida, café, ou vinho cai sobre sua roupa, sofá ou qualquer tecido que você considera impossível de tirar qualquer mancha. Mas não fique com dor e cabeça, saiba algumas dicas de como se tornar um expert em tirar manchas de seus tecidos, sofás, cortinas...

LAVÁVEL

Para saber como tirar uma mancha você precisa conhecer primeiramente o tecido. Fizemos uma lista de 8 tipos de tecidos, entre laváveis e não laváveis, para você entender e conseguir se livrar daquela mancha indesejável.

1 - Tafetá

É fabricado a partir de fibras sintéticas, seda ou combinações de fios de seda, que dão ao tecido brilho e, ao contrário da seda pura, maior resistência.

2 - Linho

Feito com a planta de mesmo nome, possui fibra fiável e alta porcentagem de celulose. É bastante fresco e fácil de limpar.

3 - Algodão

O tecido nosso de cada dia. Utilizado desde 3000 a.C., aceita bem o tingimento, suporta qualquer temperatura e pode ser lavado com tranquilidade.

4 - Sarja

É um tecido, normalmente de algodão, feito no chamado ponto de sarja, que resulta em riscas inclinadas visíveis. É tão fácil de lidar quanto sua matéria-prima.

5 - Voile

Do francês, véu, palavra bastante apropriada para descrever este tecido leve e translúcido. Pode ser feito de algodão ou de seda, sendo mais ou menos resistente.

NÃO LAVÁVEL

6 - Couro

Obtido a partir da pele de vários animais, o couro não pode ser colocado na máquina de lavar.


7 - Camurça

O tecido felpudo é um tipo de couro feito com a pele fina que fica abaixo da camada de pele exterior de cordeiros, cabras, porcos etc. É, portanto, bastante delicado. Uma alternativa mais duradoura ? e ecológica ? é a camurça produzida com lã feltrada.

8 - Chenile

Sua tecelagem é feita por meio do agrupamento de filamentos de algodão, seda e lã, que garantem maleabilidade, toque aveludado e feito de absorção e reflexão da luz.

DICAS

O segredo para remover a maior parte das manchas é agir imediatamente. A técnica do gelo e do papel toalha é uma grande aliada dos tecidos não laváveis. Ela umedece manchas secas e, ainda que não acabe com as marcas, ajuda a tirar o excesso. Mesmo que a marquinha não esteja mais visível, é sempre bom avisar do ocorrido se, um dia, decidir levar a peça para uma lavanderia. O resíduo de açúcares de vinho, por exemplo, costuma caramelizar quando lavado a seco.

Se fez o passo a passo e a mancha não saiu, o melhor mesmo é recorrer a um especialista.

Passo a passo

Conhecidas as propriedades do tecido, o segundo passo para solucionar o problema é identificar a causa da mancha. Depois, é só se orientar com estas receitas caseiras.

Legenda: Tecido lavável = ?
Tecido não lavável = Ø

Café

?Aplique uma solução de água e bicarbonato de sódio. Finalize esfregando um pano com álcool ou vinagre branco.

ØPasse imediatamente gelo sobre a mancha e enxugue com o papel toalha. Repita o processo até a mancha sair.

Chocolate

?Retire gentilmente o excesso de chocolate, com cuidado para não espalhar. Aplique uma solução de detergente neutro e água. Se a mancha persistir, repita o procedimento com solução de amônia e água. Finalize com água.

ØRetire o excesso de chocolate. Sem esfregar, passe solvente para gordura e enxágue. Vá passando vinagre branco até a mancha sair. Finalize com água.

Gordura

?Se for uma substância líquida, coloque um papel absorvente sobre o local, sem apertar, para tirar o excesso. Aplique solvente para
gordura e enxágue.

ØSuavemente, trate o local com solvente para gordura, enxaguando em
seguida. Se precisar, use um pouco de aguarrás.

Molhos
?Esfregue uma quantidade generosa de creme de barbear sobre a mancha.
Enxágue e lave normalmente.

ØUtilize um solvente para retirar a gordura. Passe vinagre branco e
finalize com água.

Vinho tinto
?Embeba a mancha em álcool desnaturado. Utilize vinagre branco para
eliminar os resíduos.

ØMesmo processo dos laváveis.

Vinho branco
?Molhe a mancha o quanto antes com água com gás, retirando o excesso
com papel absorvente. Lave o tecido.

ØPasse gelo sobre o local e seque com papel absorvente. Repita a
operação até a mancha sair.

Cera

?Coloque o tecido entre dois pedaços de papel toalha e, com o ferro de passar roupas quente, vá deslocando o papel à medida que ele for absorvendo a cera. Em seguida, lave a peça com água.

ØPasse gelo até a cera endurecer. Com ela sólida, retire todo o excesso que puder. Se necessário, use aguarrás para isso.

Tinta de caneta

?Faça uma borda em volta da mancha com querosene ou vaselina e trabalhe dentro dela. Passe álcool desnaturado com a ajuda de um conta-gotas. Num ambiente bem-ventilado, remova os pigmentos residuais com um solvente seco, como a acetona, e deixe secar. Enxágue com solução de detergente comum diluído em água.

ØUmedeça a área manchada com vinagre branco. Em seguida, pressione um pano limpo sobre o local para absorver os resíduos.

Frutas e legumes

?Espalhe um pouco de sal sobre a mancha. Depois, enxágue o tecido em água fria e siga lavando-o em água quente com um pouco de detergente. Se a mancha persistir, passe um pouco de água oxigenada. Lave normalmente.

ØBorrife detergente de cozinha diluído em água. Com a ajuda de um conta-gotas, passe vinagre branco e, em seguida, peróxido de hidrogênio (como água oxigenada) para remover a cor aparente. Finalize com gelo e papel toalha.



Com informação do Portal Decoração

Nenhum comentário: