São Paulo -  Elas são lindas, úteis, confortáveis e dão um ar de aconchego para qualquer ambiente. As poltronas são peças comuns na decoração de salas de estar e quartos, mas também podem se destacar em banheiros, lavabos e até mesmo em cozinhas. “Em geral, quando a poltrona é usada de forma diferenciada, fora do padrão, ela dá um ar moderno ao ambiente”, diz a arquiteta e design de interiores Valéria Garnier (DF).
No projeto das arquitetas Flávia do Prado e Letícia Dias, o banheiro do casal ficou mais sofisticado | Foto: Divulgação
No projeto das arquitetas Flávia do Prado e Letícia Dias, o banheiro do casal ficou mais sofisticado | Foto: Divulgação
Mas colocar uma poltrona em lugar “deslocado” na casa nem sempre é fácil. A arquiteta e designer de interiores Sueli Adorni (SP) explica que, com locais de moradia cada vez menores, na maioria das vezes não existe espaço físico para ousar e colocar um móvel deste tipo em ambientes diferenciados. “Mas, havendo espaço, é supercharmoso”, declara a profissional.

Além de livings e dormitórios, as poltronas podem ser colocadas em banheiros maiores. Este tipo de mobiliário era comum em salas de banho de palácios europeus que tinham uma espécie de espaço de descanso dentro do ambiente, com poltronas e sofás, onde os moradores reais podiam relaxar. Hoje, eles podem dar um charme a mais aos banheiros com medidas mais avantajadas.
Banheiro projetado pelas arquitetas Valéria Garnier e Patrícia Tavares para a Casa Cor 2010 | Foto: Divulgação
Banheiro projetado pelas arquitetas Valéria Garnier e Patrícia Tavares para a Casa Cor 2010 | Foto: Divulgação
Mas para o banheiro ganhar um móvel deste tipo é bom prestar atenção no tipo de material da poltrona. “O ideal é que a estrutura seja de material inoxidável, para não ter problemas de ferrugem com a umidade, ou mesmo que seja de madeira própria para áreas externas”, explica a arquiteta Andréa Gonzaga (SP). Ela diz, ainda, que o estofamento deve ser impermeável ou de maior resistência à água, para garantir a durabilidade e a beleza do móvel por mais tempo.

Mas não pense que somente em grandes ambientes é possível colocar uma poltrona em lugares deslocados. Com um projeto bem elaborado e mobiliário sob medida, a poltrona pode ocupar um cantinho na copa, no terraço ou no lavabo.
“A poltrona tem este lado utilitário e decorativo. Além de ser usada para sentar, colocada no quarto, por exemplo, pode servir de apoio para arrumar uma mala ou colocar roupas para guardar”, afirma a arquiteta Andréa Gonzaga.
Reportagem de Alessandra Oggioni, especial para o iG