quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Corretor de imóveis: Cuidados na hora de contratar

Devido ao “boom” imobiliário que o Brasil passa nos últimos anos, a compra de um imóvel vem sendo cada vez mais uma boa opção de investimento, pois tende a se valorizar a médio e longo prazo. Além disso, com o crédito mais fácil, cada vez mais pessoas conseguem realizaro o sonho de comprar seu próprio imóvel.

Corretor de imóveisMas com tantas facilidades e ofertas, quem pretende comprar um imóvel deve ficar atento com colocações importantes, como o prazo das construtoras, a postura das incorporadoras, investidores que pretendem obter lucro comprando imóveis  na planta para que sejam revendidos com valores altíssimos após a conclusão da obra, como as imobiliárias agem e a qualidade dos corretores de imóveis.

Infelizmente, assim como em qualquer ramo, existem maus profissionais. Isso pode ocorrer na compra de bens ou produtos, como carros, computadores e imóveis ou então para contratar serviços de profissionais liberais, como médicos, advogados ou dentistas. Mas o problema pode se complicar se o cliente não conhecer tudo e todos, dessa forma se sujeita a ser passado para trás por uma pessoa que se diz “especialista” na área.

Dessa forma, advogados advertem de que todo cuidado é pouco para que o consumidor compre um bem ou contratar um serviço, ainda mais se for na hora de adquirir um imóvel. Assim como em qualquer outra profissão, existem no mercado pessoas idôneas que explicam todos os detalhes ao cliente antes de fechar o negócio, mostrando todas as informações para que a compra aconteça da melhor forma possível.

O importante é que tanto o corretor de imóveis contratado pelo interessado ou pela construtora, deve transmitir dinamismo e confiança, compreendendo o que o cliente está procurando. Isso é de muito importante, pois o cliente deve ter sempre em mente de que está comprando um patrimônio de grande valor, e talvez até o mais preciosos de sua vida.

Vender um imóvel, tanto usado como novo costuma ser o objetivo de todos os corretores de imóveis. Entretanto, para concretizar a venda, é preciso passar por diversas fases dos processos de vendas, que incluem abordagem do cliente, apresentação do imóvel, entre outras providências.

Dessa forma, especialistas advertem para que o cliente se defenda do “jeitinho brasileiro”. Informe-se sobre o valor de mercado dos imóveis na região em que pretende comprar, e se o reajuste das parcelas caberá em seu orçamento. Além disso, fique atento para a rentabilidade futura do imóvel, pois os preços atuais no mercado já estão altos.

Por ser uma compra de um valor muito alto, é preciso estudar o contrato e as condições de compra com detalhes, de preferência com um advogado de confiança.

Por Selma Isis

Nenhum comentário: